Sumbe - Pelo menos 461 mil 108 crianças dos zero aos cinco anos iniciaram, esta sexta-feira, na província do Cuanza-Sul, a ser imunizados contra poliomielite, no âmbito da terceira fase da campanha nacional de vacinação.
No acto de lançamento da campanha, na comunidade do Candumbo (Porto Amboim), o director provincial da Saúde, Nelson Camilo, disse que a campanha vai contar com mais de 544 mil 170 doses, mil e 32 equipas entre vacinadores, registadores, mobilizadores, 63 áreas de coordenação, 12 gestores de dados, 12 assessores.
O representante da OMS no Cuanza-Sul, Matos Muixi, informou que a campanha acontece pelo facto da circulação do vírus em Benguela e Luanda, províncias circunvizinhas da região.
Na ocasião, a governadora do Cuanza-Sul, Mara Quiosa, instou aos tutores de menores de cinco anos a receberem os vacinadores em suas residências e ou em alguns casos, a deslocarem-se aos postos de vacinação mais próximos.
“A vacina previne as crianças contra a paralisia infantil, daí queremos o contributo das igrejas, dos pais, encarregados de educação para que sejam imunizadas”, disse.
Na segunda fase da campanha de vacinação contra pólio foram imunizados 162 mil 477 crianças dos zero aos cinco anos de idade.Lc/ALH