Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Rio de Janeiro – De capital do samba à capital  económica mundial

     Política              
  • Luanda • Segunda, 18 Novembro de 2024 | 01h19
Artéria da Praia de  Copacabana no Rio de Janeiro
Artéria da Praia de Copacabana no Rio de Janeiro
Adérito Ferreira- ANGOP

Rio de Janeiro – A cidade brasileira do Rio de Janeiro, conhecida como capital do samba, apresta-se a transformar-se em capital económica do mundo, ao acolher a 19.ª Cimeira do G20, em que Angola participa como Estado observador. 

Por Adérito Ferreira, enviado especial da ANGOP 

Também famosa por ser o  palco do maior carnaval do globo, a cidade vai acolher para o evento desta segunda-feira (18) a terça-feira (19) o  “Grupo dos 20” que, segundo dados disponíveis, representa cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio do globo e cerca de dois terços da população do planeta.

Além do samba (música e dança), que identifica quase todo o brasileiro, e muito associado ao carnaval, o Rio de Janeiro oferece como principais atracções turísticas o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, as Praias de Copacabana e Ipanema.

Fazem ainda parte dos interesses turísticos o Jardim Botânico, o  Maracanã (estádio), a Escadaria Selarón, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o  Parque Lage e o Museu de Arte Moderna (MAM), que vai albergar a cúpula do G20.

O MAM, inaugurado em 1948, considerado uma das mais importantes instituições culturais do Brasil, é a obra mais conhecida do arquitecto carioca nascido em Paris Affonso Eduardo Reidy, de arquitectura moderna.

Palco de diversos acontecimentos de grande relevância na vanguarda artística brasileira, o museu amealhou ao longo de sua história uma grande colecção de arte moderna e contemporânea altamente representativa. Conserva aproximadamente 15 mil obras de arte.

O MAM tem um dos mais importantes acervos de arte moderna e contemporânea da América Latina e uma Cinemateca que constitui o  segundo arquivo fílmico mais antigo do país, atrás apenas da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. 

Outra atracção é o Cristo Redentor, estátua que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, dentro do Parque Nacional da Tijuca, com vista para parte considerável do Rio de Janeiro.

Feito de concreto armado e pedra-sabão, tem trinta metros de altura (uma das maiores estátuas do mundo), sem contar os oito metros do pedestal, sendo a mais alta estátua do mundo no estilo Art Déco. Os  braços se esticam por 28 metros de largura e a estrutura pesa 1145 toneladas.

Inaugurado a 12 de Outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida o  monumento é um santuário católico e conta com uma capela localizada dentro do seu pedestal. 

O Rio de Janeiro, cidade sede da Cúpula de Líderes do G20, é a capital do estado do Rio de Janeiro, na Região Sudeste do Brasil. A população é estimada em  16.055.174 de pessoas, o PIB per capita: R$ 49.094,40 e o IDHM: 0,762, de acordo com a fonte IBGE.

Quem nasce no Estado é fluminense, já quem nasce na cidade é chamado carioca. 

O Rio de Janeiro, tido como, berço da história brasileira, é um ícone cultural e turístico.

 A cidade do Rio de Janeiro tem uma área territorial de 1.200,329 km². É mundialmente conhecida como a Cidade Maravilhosa.

Dados extraídos do Wikipedia  indicam que a história do Rio de Janeiro é entrelaçada com a própria formação do Brasil. Fundada pelos portugueses em 1565, a cidade foi palco de momentos-chave da história brasileira, desde o Período Colonial até a Proclamação da República. 

O povo carioca é fruto da miscigenação de indígenas, portugueses e africanos  fusão de culturas que  moldou a identidade que define a capital.

A economia do Rio de Janeiro é diversificada. Como centro financeiro e comercial, abriga empresas nacionais e internacionais. A cidade se destaca como um polo cultural e de entretenimento, com eventos como o Carnaval e o Réveillon atraindo milhões de visitantes. 

Monumentos como o Cristo Redentor, que vigia a capital do alto do Corcovado, e o Pão de Açúcar, são símbolos de uma história única.

Na culinária destaca-se a feijoada, prato nacional brasileiro, os quitutes de praia, como o bolinho de bacalhau e a tapioca, sendo que a diversidade gastronómica reflecte a miscigenação cultural. 

O Rio de Janeiro atrai visitantes de todo o mundo que apreciam as suas praias icônicas, como Copacabana e Ipanema. 

Essa história rica faz do Rio um tesouro brasileiro, onde a beleza natural se une à exuberância cultural, formando um mosaico que cativa e encanta o mundo.

“Cidade Maravilhosa” / “Cheia de encantos Mil”,  “Quem pisa nesse chão” / “Merece todo amor do Cristo Redentor” são versos retirados de duas canções distintas mas que convergem no “fim”  de servir de “carta de chamada” para se chegar ao Rio de Janeiro. ADR/IZ





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


Notícias de Interesse

Ricardo Chéu lamenta falta de agressividade da equipa

 Domingo, 17 Novembro de 2024 | 21h11

Vice-governador apela prudência nas estradas

 Domingo, 17 Novembro de 2024 | 20h39

São Salvador goleia Académica do Lobito no Álvaro Buta

 Domingo, 17 Novembro de 2024 | 20h11

Casal assassinado em Camacupa por crença ao feiticismo

 Domingo, 17 Novembro de 2024 | 19h26

Petro de Luanda regressa à liderança do Girabola

 Domingo, 17 Novembro de 2024 | 18h55

Ministro enaltece empenho do INEA em 33 anos de existência

 Domingo, 17 Novembro de 2024 | 18h49

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+