Mbanza Kongo – Com hat-trick de Ary, o São Salvador do Kongo da província do Zaire, goleou este domingo, no estádio Álvaro Buta, em Mbanza Kongo, a Académica do Lobito, por 3-0, em jogo referente à 10ª jornada do Campeonato Nacional de futebol (Girabola 2024/25).
O primeiro tento foi marcado aos 29 minutos por cobrança de uma penalidade e aos 48´, o mesmo Ary fez o bis numa recarga de bola, após um remate forte de Sandro fora da grande área.
Aos 62 minutos numa jogada de insistência do São Salvador, o guarda-redes da Académica voltou a fazer uma defesa arrojada e Ary empurrou apenas a bola à baliza adversária, fixando o resultado para 3-0.
A equipa proveniente da cidade ferro-portuária apresentou um jogo apático quase do princípio ao fim da partida, uma contenda que resultaria em mais golos se o São Salvador não desperdiçasse as inúmeras oportunidades criadas.
No reatamento, o técnico do Lobito, João Pintar da Silva, na tentativa de inverter o rumo da partida, deixou Cristóvão, Apado e Lucas, no banco de suplentes e nos seus lugares colocou Messito, Vali e Luís, mas, mesmo assim, o resultado manteve-se inalterável.
Declarações dos técnicos
O técnico João Pintar da Silva, da Académica do Lobito, deu mérito ao adversário que soube aproveitar a falha defensiva dos seus pupilos.
“Sofremos três golos porque defensivamente não fomos muito consistentes”, reconheceu.
Por sua vez, o timoneiro do São Salvador do Kongo, Flávio Amado, disse que se os seus jogadores concretizassem todas as oportunidades criadas o resultado seria mais dilatado.
Com esta vitória caseira, o São Salvador soma 14 pontos, os mesmos que a Académica do Lobito.
Na próxima jornada (11ª), o São Salvador vai ao reduto do 1º de Agosto, em Luanda, ao passo que a Académica do Lobito, recebe em casa, o Bravos do Maquis do Moxico. DA/JL