Dundo -O Vice-governador para o sector social, político e económica da Lunda-Norte, Frederico Barroso, apelou este domingo, prudência e o cumprimento rigoroso dos códigos de estrada, por parte dos automobilistas, para se evitar casos de acidentes de viação na circunscrição.
O responsável fez este apelo no final da marcha em alusão ao Dia Mundial em memória as vítimas de estradas, sublinhando que os índices de mortes por acidentes de viação na província são preocupantes e requer mudança de postura por parte dos utentes da via pública, sobretudo os automobilistas.
Reforçou o apelo aos automobilistas, sobretudo que exercem serviço de táxi, no sentido de evitarem o excesso de velocidade e a condução sob efeito de bebidas alcoólicas.
Apelou aos órgãos de defesa e segurança, principalmente a Polícia de Viação e Trânsito, a serem rigorosos na fiscalização rodoviária.
Dados da Polícia Nacional indicam que de Janeiro a presente data, a província registou 646 acidentes de viação que resultaram em 135 mortes e 874 feridos.
Os acidentes , segundo o relatório da Polícia Nacional, foram provocados por excesso de velocidade, condução em estado de embriaguez, desobediência aos sinais de trânsito e imprudência.
Os sinistros consubstanciaram-se em atropelamentos, despistes e colisões.
O Dia Mundial em Memória às Vítimas da Estrada foi adoptado pela ONU para evocar todos aqueles que perderam a vida em acidentes de viação.
A efeméride foi especialmente concebida para garantir que haja mobilização de toda a população mundial contra essa “violência previsível”, para confortar os milhões de parentes e amigos das vítimas que sofrem e sofrerão para sempre as consequências.HD