Lisboa - (Da Correspondente) - A embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, encorajou os angolanos residentes em território luso a manterem o amor à pátria, o espírito de diálogo, a unidade e paz.
Numa mensagem, a propósito dos 49 anos da Independência Nacional, assinalado no dia 11 de Novembro, a diplomata considerou fundamental que os angolanos continuem a "levar o país no coração".
Maria de Jesus Ferreira sublinhou a necessidade dos angolanos em Portugal manterem viva a cultura do país e levarem uma vida distante de conflitos e de respeito às leis.
A embaixadora pediu à comunidade angolana o engajamento para prosseguir e consolidar a sua inserção na sociedade portuguesa por via legítima, buscando melhores condições de vida e de trabalho.
Reafirmou a disponibilidade da Missão Diplomática em apoiar os cidadãos do país residentes em Portugal.
"Podem continuar a contar com o apoio possível da Embaixada para que as vossas aspirações e realizações tenham o resultado esperado (...) junto das nossas autoridades", reafirmou.
Reconheceu haver algumas dificuldades que resultam dos constrangimentos financeiros que se agravaram num contexto internacional adverso, marcado por vários conflitos internacionais.
Nesse quadro, a diplomata apelou à união "nesta luta comum que é o de prestigiar o nome de Angola em Portugal".
"Juntos tenhamos orgulho em festejar os 49 anos da nossa Independência Nacional, na certeza de continuarmos unidos", assinalou.
A 11 de Novembro de 1975, o então presidente do MPLA, António Agostinho Neto, proclamou a independência de Angola "perante África e o Mundo", depois de mais de 500 anos de colonização portuguesa. EJM/VIC