Rio de Janeiro (do enviado especial) - O Presidente da República de Angola, João Lourenço, manteve, este domingo, um encontro com o seu homólogo do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, estando a cooperação bilateral no centro da conversa.
O Presidente João Lourenço encontra-se desde este domingo na Brasil, na qualidade de convidado de Lula da Silva à Cimeira do G20.
Participaram desta reunião, ladeando o Presidente da República, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, e o ministro das Relações Exteriores, Téte António, entre outros membros da delegação oficial que acompanha João Lourenço nesta missão em terra brasileira.
O encontro entre os dois Chefes de Estado, além de abordar temas da cooperação bilateral, inscreveu-se no ambiente político-diplomático que envolve a cidade do Rio de Janeiro, onde, esta segunda-feira, tem início a Cimeira do G20, o conjunto de vinte países com as economias mais pujantes do planeta.
No Brasil, o Chefe de Estado angolano participará, até terça-feira, nas diferentes sessões da cimeira, onde se prevê que intervenha em pelo menos duas delas.
Uma aliança global contra a fome e a pobreza deverá ser instituída nesta cimeira, para além de que o evento vai debater a transição energética.
O Presidente João Lourenço vai também cumprir uma agenda diplomática paralela que inclui, depois deste encontro com o Presidente do país anfitrião da cúpula do G20, audiências a homens de negócios, políticos, diplomatas, entre outros.ADR/ART
.