Luanda - O noticiário nacional de carácter político, divulgado pela ANGOP nos últimos sete dias, ficou marcado pela intensa actividade presidencial.
No decurso da semana, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, presidiu a cimeira extraordinária da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
O encontro, que decorreu em Luanda, exigiu a cessação imediata das hostilidades no Leste da República Democrática do Congo (RDC) e no Sudão.
Quanto à cooperação bilateral, o Presidente da República recebeu o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, que esteve em visita oficial de dois a Angola.
A visita culminou com a assinatura de 13 novos acordos, incluindo um programa de cooperação estratégica.
Igualmente na semana, o Presidente João Lourenço reúniu-se, no Palácio da Cidade Alta, na capital angolana, com o homólogo egípcio, Abdel Fattah El-Sisi.
Na sequência do encontro, delegações dos dois países mantiveram conversações, tendo na abertura o Presidente João Lourenço incentivado o investimento egípcio no país.
Em resposta, Abdel Fattah El-Sisi, que esteve em Luanda 24 horas, encorajou os empresários do seu país a investirem no mercado angolano, por via do Comité Conjunto Angola-Egipto.
Os dois países acordaram cooperar em matéria de Segurança e Ordem Pública, bem como Assistência Técnica sobre Águas Subterrâneas.
Com o foco no fortalecimento da economia nacional, o Titular do Poder Executivo exigiu maior celeridade no processo de diversificação da economia.
João Lourenço fez essa exigência durante o empossamento do novo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, que substituiu Manuel Nunes Júnior.
Entre os destaques, esteve também a nomeação do novo Conselho de Administração da Empresa Nacional dos Correios e Telégrafos de Angola, liderado por Ederson de Sousa Machado.
No quadro da parceria com Cuba, o Presidente da Ilha do Caribe, Miguel Díaz-Canel, endereçou ao homólogo João Lourenço um convite para participar na Cimeira do “Grupo dos 77” mais China.
A Cimeira acontece em Havana (Cuba) nos dias 15 e 16 de Setembro deste ano. O convite foi transmitido pela embaixadora de Cuba em Angola, Esther Cardenas.
Na vertente africana, o Chefe de Estado angolano enviou uma mensagem ao Presidente da Côte d’Ivoire, Alassane Ouattara, no quadro do fortalecimento das relações diplomáticas existentes.
A mensagem foi entregue pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, que em Abidjan participou num encontro anual designado "África CEO Fórum”.
No campo político-diplomático, Angola marcou presença na investidura do Presidente da Turquia, Recep Erdogan, com uma delegação encabeçada pela Vice-Presidente da República, Esperança Costa.
Em Bruxelas (Bélgica), a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, participou, de 7 a 8 deste mês, na Cimeira Anual "Women Political Leader" (WPL), encontro voltado à representatividade das mulheres nos órgãos de decisão.
Em Luanda, a UNITA, partido na oposição, realizou uma marcha em que apresentou o novo secretário provincial, Adriano Abel Sapinãla, o responsável defendeu atenção especial à juventude, para a construção de uma Angola inclusiva, desenvolvida e próspera.
No Dundo, província da Lunda Sul, 70 pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas pela Polícia Nacional, durante uma micro-operação que incidiu nas áreas de garimpo nos municípios de Xá-muteba e Lucapa.
Na operação, coordenada pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), foram apreendidas 16 redes de lavagem de cascalho e vários outros materiais utilizados pelos garimpeiros.
Na província de Cabinda, autoridades das repúblicas de Angola e do Congo analisaram a segurança na fronteira comum, incluindo a imigração ilegal e o contrabando de combustíveis.
Também esteve em evidência na semana, a deslocação de equipas de deputados a diferentes regiões do país onde avaliaram o grau de implementação de vários projectos socio-económico. AFL/AL