Uíge – Catorze mil e 375 cidadãos do município de Cangola, na província do Uíge, beneficiaram, durante o ano 2021, de registo de nascimento gratuito, no âmbito da Campanha de Massificação de Registo e Atribuição de Bilhete de Identidade.
Em 2020, apenas 751 cidadãos daquela localidade beneficiaram de registo de nascimento e de Bilhete de Identidade.
Em declarações à ANGOP, nesta segunda-feira, o delegado municipal da Justiça e Direitos Humanos de Cangola, Felito António, justificou que o aumento do número de registo resultou da intensificação dos trabalhos dos 26 brigadistas para chegarem a todas as localidades do município.
Explicou que 70 por cento dos cidadãos que obtiveram o assento de nascimento são crianças.
Felito António informou que os serviços de identidade da localidade emitiram 10 mil e 468 Bilhetes de Identidade, tendo arrecadado 663 mil e 681 kwanzas resultante da cobrança dos serviços de registo comercial, criminal e solicitação da segunda via do Bilhete de Identidade.
O responsável lembrou ainda que em 2020 não houve campanha de Massificação de Registo de Nascimento e Atribuição de Bilhete de Identidade, devido à pandemia da Covid-19.
O município de Cangola, que dista a 182 quilómetros da sede capital do Uíge, tem uma população estimada em mais de 180 mil habitantes.