Dundo - Cinquenta e três mil e 50 litros de combustível (gasóleo e gasolina) foram apreendidos nos últimos dois meses na província da Lunda-Norte, por contrabando.
A informação foi prestada esta quarta-feira pelo comandante provincial da Polícia Nacional, Gerson Miguel, durante a visita da governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, às infraestruturas do Ministério do Interior, sublinhando que o combustível tinha como destino a República Democrática do Congo (RDC).
Sem especificar o número de cidadãos implicados no crime, Gerson Miguel disse que dos 53.050 litros, 44.200 são de gasóleo e 8.850 de gasolina.
Fez saber que no mesmo período foram apreendidos 84 pedras de diamantes de diversos quilates , 600 mil kwanzas, 206 montes de cascalho, no âmbito de uma operação que visa o combate aos focos de garimpo do mineral estratégico.
Disse que no âmbito da protecção e segurança fronteiriça, foram registados 506 casos de violação, tipificados em 456 entradas e 45 saidas ilegais frustradas, 23 contrabando de combustível, 21 garimpo de diamante, que resultaram na detenção de 2.933 cidadãos.
Dos cidadãos detidos, prosseguiu, 61 são angolanos e 2.872 estrangeiros da RDC.
Sublinhou que neste período foram repatriados ao país de origem, um total de 1.756 cidadãos da RDC por estadia ilegal no território nacional.
Filomena Miza visitou o Comando Provincial da Polícia, do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, de Investigação Criminal e a unidade da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), para se inteirar das condições de trabalho das instituições. HD