Zango - Cento e trinta e duas crianças internas do centro de acolhimento “El Bethel”, localizado no distrito urbano do Zango, município de Viana, beneficiaram hoje, terça-feira, de uma doação de bens alimentares e não só, numa iniciativa da selecção nacional de futebol (Palancas Negras).
A doação é composta por vários potes óleo alimentar de 25 litros, àgua mineral, caixas de vinagre, massa alimentar, sacos de arroz, fuba de milho, feijão, sal fino, vários pacotes de leite em pó e condensado, guardanapos de papel, detergentes, alguns insecticidas, entre outros bens de higiene e limpeza.
Naquele lar os jogadores e a equipa técnica, bem como membros da Federação Angolana de Futebol (FAF) percorreram os espaços dos dormitórios, dispensa, enfermaria, refeitório, cozinha e uma escola do ensino primário de 07 salas, onde se inteiraram do funcionamento e as condições de acomodação dos petizes dos dois aos 18 anos de idade.
Em declarações à imprensa o director geral do centro, Adérito Nunda, agradeceu o gesto solitário e garantiu que o apoio recebido vai poder ajudar as dificuldades alimentar que as crianças enfrentam.
Fez saber que durante a visita solicitou a equipa técnica para que os meninos possam assistir ao jogo no campo 11 de Novembro, no dia 15 de Novembro, frente ao Ghana, partida a contar para o apuramento do CAN de futebol a decorrer em Marrocos em 2025, para servir de inspiração de alguns pequenos que são adeptos e fãs de muitos jogadores.
Por sua vez, o capitão da selecção Fredy , disse ser um gesto emocionante e destacou que a ajuda prestada vai minimizar as dificuldades que os petizes enfrentam no seu dia/dia.
Já o técnico da selecção, Pedro Gonçalves, parabenizou o mentor do projecto e a equipa que cuida dos menores e os destacou como verdadeiros heróis pelo trabalho prestado.
O treinador disse a equipa que dirige é parte integrante da sociedade angolana e desta forma decidiram solidazirar-se com os meninos com a entrega de vários bens alimentares e estendeu o seu apelo as de mais instituções a juntarem-se a está causa nobre.
A visita contou com a presença dos atletas como Fredy, Show, Bastos, Gilberto “Gibele”, Milson, Zito Luvumbo e um dos técnicos adjuntos Love Cabungula.
O centro de acolhimento El Bétel acolhe neste momento 132 crianças, dos dois anos aos 18 anos de idade, sendo 54 do sexo feminino, possui 13 funcionários, desde assistentes sociais, professores, vigilantes e outros cuidadores dos menores.NGS/DP/WR