Ndalatando – O governador provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, manifestou-se confiante na resolução da problemática da habitação, infra-estruturas integradas e abastecimento de água potável para o pleno desenvolvimento da província.
Em declarações hoje (domingo) à imprensa, a propósito da visita da oficial do Presidente da República, João Gonçalves Lourenço, afirmou que a província encontra-se em vias de desenvolvimento, com muitos projectos em curso, mas também com algumas preocupações nas áreas citadas.
Lembrou que a realização de vários projectos na província passa pela implementação do Programa de Governação de Angola 2024-2027, que traz todos os eixos relacionados ao crescimento local e do país.
“Com relação das questões que mais me chamaram a atenção, têm a ver com o sector da água potável, da saúde, que vamos ver solucionada agora com a inauguração do novo hospital e também a questão que tem a ver com as vias de comunicação”, declarou.
Em relação ao sector de infra-estruturas rodoviárias, informou que há um grande trabalho a ser feito, como a reabilitação das estradas que ligam os municípios, apesar de ainda existir alguma dificuldade nos troços Ngonguembo/Bolongongo e outros.
Informou que o Ministério da Construção tem estado a fazer vários trabalhos a nível da província, que garantem que brevemente as vias de comunicação estarão totalmente concluídas.
Entre as questões a serem apresentadas ao Presidente da República, apontou também as do sector da agricultura ainda com baixo nível de mecanização agrícola.
Neste capítulo, maior ênfase, de acordo com o governador, será dado à agricultura familiar e à empresarial, na medida em que um dos grandes objectivos do Governo local é promover o sector para aumentar a produção nacional e garantir a segurança alimentar a nível do país.
Destacou que a província tem potencialidades e terras aráveis que permitem reforçar o país do ponto de vista de cereais e café.
Para o governante, a vinda do Presidente da República à província é uma grande oportunidade, porque vai permitir também colocar questões relacionadas à juventude, em todos os níveis. IMA/YD