Saurimo - O Presidente da República, João Lourenço, chegou na manhã de hoje (sexta-feira), à Saurimo, Lunda Sul, onde vai inaugurar três fábricas de delapidação de diamantes.
A sua chegada, acompanhado da primeira dama, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de boas vindas do governador provincial, Daniel Neto, entre outras individualidades.
Proveniente da vizinha Lunda Norte, o Presidente da República vai também se inteirar do funcionamento das diferentes instituições do pólo industrial de lapidação de diamantes.
As três fábricas de lapidação de diamantes, a serem inauguradas, têm capacidade para lapidar cinco mil e 508 quilates mês.
O pólo vai permitir ao país desenvolver a bolsa de diamantes, reduzir o garimpo e elevar a capacidade de lapidação que deverá atingir os 20 por cento do total da produção diamantífera em Angola.
O projecto, com um investimento de 77 milhões de dólares, na primeira fase, vai contar com quatro fábricas de lapidação de diamantes, que se vão juntar as quatro já existentes no país.
Construída numa área de 305.185.74 metros quadrados, a infraestrutura está dividida em três áreas principais, comercial, industrial e a reservada para central híbrida.
A propósito, o governador Daniel Neto enalteceu a construção do pólo industrial de lapidação de diamantes na província, por ser um ´´pólo de desenvolvimento arquitectónico, económico, turístico e social``.