Huambo - A secretária executiva adjunta do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) no Huambo, Natália Rufina, manifestou, esta quarta-feira, a necessidade da juventude estar comprometida com a preservação da paz, para permitir o desenvolvimento sustentável do país.
A responsável fez abordagem durante o fórum juvenil, que analisou o percurso histórico dos heróis da batata do Cuito Cuanavale (Cuando Cubango) e a valorização do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, que se assinala a 4 de Abril próximo.
Explicou que a batalha do Cuito Cauanavale foi um feito histórico que contribuiu na conquista da paz em Angola em 2002, bem como na libertação da África Austral entre 1987 e 1988, cujo protagonismo fracassou a supremacia branca que impunha o “Apartheid” na África do Sul e a conquista da Independência da Namíbia.
Nesta perspectiva, realçou a necessidade dos jovens serem persistentes na manutenção e na promoção da paz efectiva e da segurança das comunidades, através de acções concretas ligados ao combate à delinquência juvenil e acções que incitem violência social, para que, de forma continuada, se implemente o desenvolvimento sustentável.
Destacou que a juventude deve buscar constantemente as inspirações aos heróis do Cuito Cuanavale, para a defesa dos valores patrióticos e a construção de uma sociedade comprometida com o progresso social e económico das comunidades.
Natália Rufina disse ser imperioso a preservação do património público alcançado com os ganhos da paz e a participação permanente da juventude nos programas de melhoramento das condições de vida da população local, bem como na construção de novas infra-estruturas fundamentais para o progresso dinamizados pelo Governo.
De igual modo, apelou aos jovens a apostarem na formação técnico-profissional e acadêmica para actuar com conhecimento de causa nos programas relacionados com o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Reconheceu os esforços do Governo na criação de espaço de formação técnico-profissional da juventude em vários domínios e consequentemente dar continuidade ao progresso econômico, o que exige uma boa conduta juvenil.
Disse que a juventude deve ser o actor principal para a continuidade dos programas de desenvolvimento sustentável implementados pelo Governo, por via da políticas públicas direccionada para o melhoramento do bem-estar da província do Huambo.
Ressaltou que o crescimento é notório nos sectores da indústria com centenas de empresas de pequena e médias, agricultura, água, energia, malha rodoviária, infra-estruturas escolares, técnico-profissionais, sanitárias, desporto, cultura e no campo de recuperação dos polígonos florestais.
Com novo paradigma político surgido a partir de 2017 no país, a maioria dos projectos socioeconômicos são promovidos através Plano Integrado de Intervenção dos Municípios(PIIM) e o Combate à Pobreza nas comunidades, para além dos programas de construção de infra-estruturas de subordinação central de maior dimensão. LT/JSV/ALH