Luanda – O Chefe de Estado da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, felicitou, esta segunda-feira, o seu homólogo angolano, João Lourenço, pela sua reeleição ao cargo de Presidente da República de Angola.
“Por ocasião da sua reeleição como Presidente da República irmã de Angola, apraz-me apresentar-lhe, em nome do povo e do Governo da Argélia, e em meu próprio nome, as minhas mais calorosas felicitações e votos de sucesso na sua nobre tarefa ao serviço do povo, bem como no alcance do progresso e prosperidade de Angola”, lê-se na nota enviada por Abdelmadjid Tebboune ao Presidente João Lourenço.
O Chefe de Estado argelino acrescenta que confiar na liderança do Presidente João Lourenço é sinal de gratidão, por sua sabedoria e experiência política, como líder comprometido em servir o seu país.
Abdelmadjid Tebboune manifesta igualmente vontade e disponibilidade em trabalhar, com o seu homólogo angolano, na consolidação dos laços históricos de amizade e solidariedade entre os dois países, bem como fortalecer a cooperação bilateral em vários campos, de maneira a promover e responder às aspirações dos dois povos irmãos.
O Presidente da Argélia quer igualmente manter a atenção na promoção e aprofundamento da consulta política entre os dois países, sobre questões regionais e internacionais de interesse comum, e a unificação dos esforços, no seio da União Africana, com vista a defender a justiça, incorporando os objectivos de paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento sustentável e integração, em todo o continente africano.
Os resultados definitivos divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), depois de validados pelo Tribunal Constitucional, dão vitória ao MPLA e ao seu candidato a Presidente da República, João Lourenço, com 51,17 por cento dos votos válidos, conquistando 124 deputados na Assembleia Nacional.
Estas foram as quintas eleições em Angola, depois das realizadas em 1992, 2008, 2012 e 2017.