Luanda – A República de Angola felicitou, esta quarta-feira (9), o Malawi pelo sucesso durante a IV Revisão da Política Comercial deste país, que decorreu na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC).
A posição de Angola foi manifestada pela Representante Permanente do país junto das Nações Unidas e de outras Organizações Internacionais em Genebra (Suíça), Margarida Izata, reiterado o seu apoio inabalável ao Malawi.
Referiu igualmente que Angola continua a confiar na resiliência deste país que se encontra actualmente ao abrigo do primeiro Plano de Implementação Decenal (MIP-1) de 2021 a 2030, assente em dois objectivos concretos, nomeadamente elevar o estatuto de rendimento do país para o nível médio-baixo até 2030, e cumprir a maioria dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“Para alcançar estes dois objectivos, o MIP-1 está ancorado nos três pilares do Malaw 2063, nomeadamente, o Desenvolvimento económico, o Desenvolvimento social e a Integração política”, disse.
No entanto, ao longo da sua intervenção, lamentou o facto de Angola e Malawi, apesar de serem membros activos da União Africana, da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da nova Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCTFA), possuírem um nível de trocas comerciais muito modestas.
“De acordo com os últimos dados consolidados do UN-COMTRADE para 2023, desde 2020, as exportações de Angola para o Malawi diminuíram expressivamente, enquanto em sentido inverso foram avaliadas, em 2023, em apenas 3,95 milhões de dólares, estando principalmente relacionadas com maquinaria diversa, produtos de moagem, vegetais e frutas, embora mostrando uma clara tendência crescente”, afirmou.
Continuou sublinhando que Angola gostaria de aumentar, diversificar e equilibrar as suas relações comerciais com o Malawi, abrindo novos domínios de cooperação, investimentos mútuos e mobilizando novos sectores, entre os quais os do turismo, agricultura, agro-indústrias e serviços.
Ao longo da sua intervenção, destacou igualmente o facto de este país ter verificado um impacto negativo da crise da pandemia da COVID-19 na sua economia, sendo que os dados mostram que, durante o período em análise, a taxa de crescimento real do PIB caiu de um crescimento médio anual de 4%, no período pré-COVID-19 (2016-19), para uma média anual de 2% no período 2020-22”.
A Revisão da Política Comercial (RPC) da OMC dedicada a Angola ocorreu em Março último, tendo o país sido representado por uma delegação chefiada pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira.
De notar que Angola e Malawi assinaram, no dia 18 de Agosto de 2023, um Acordo Geral de Cooperação, numa cerimónia testemunhada pelo Presidente da República, João Lourenço, e pelo seu homólogo do Malawi, Lazarus Chakwera.
O processo de Revisão da Política Comercial (RPC) dos Estados-membros da OMC é um mecanismo que permite a todos os membros desta Organização não só apresentar o estado do comércio nacional, mas sobretudo ouvir dos parceiros contribuições sobre que aspectos corrigir e melhorar no futuro. SC