Gaborone (Dos enviados especiais) - Angola e Botswana decidiram, sexta-feira, em Gaborone, institucionalizar encontros regulares sobre a revitalização da cooperação bilateral com a monitorização e execução dos compromissos assumidos.
Segundo o comunicado final das conversações oficiais realizadas no quadro da visita de Estado do Presidente João Lourenço ao Botswana, os dois países passam, igualmente, a manter regularmente consultas político-dioplomáticas e de cooperação bilateral e multilateral.
As delegações de ambos os países foram orientadas a acelerarem as negociações dos acordos e memorandos de entendimento pendentes, incluindo o Acordo Bilateral de Serviços Aéreos (ABSA), para permitir a ligação directa entre Luanda e Gaborone.
Ainda no quadro das medidas para reforçar a cooperação e explorar as vantagens comparativas e competitivas elegeu-se como prioritárias as áreas político-diplomática, dos petróleos e derivados, da energia e águas e da agricultura e pecuária.
São ainda prioritários os sectores diamantífero, turístico e ambiente, neste último com foco na conservação da biodiversidade.
Os dois países-membros da SADC estão determinados a relançar as relações bilaterais que datam desde os primórdios da Independência de Angola alcançada, em 1975.
Depois do estabelecimento das suas relações diplomáticas, Angola e Botswana assinaram, em Fevereiro de 2006, um acordo geral de cooperação que está em vias de ser actualizado, antes da assinatura de novos instrumentos jurídicos.IZ/VM