Bruxelas - O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, realiza na próxima segunda-feira, em Bruxelas, uma nova reunião de diálogo de alto nível para tentar normalizar as relações entre a Sérvia e o Kosovo, informou hoje, sexta-feira, a agência Lusa.
O Serviço Europeu para a Acção Externa (SEAE) informou que o presidente sérvio, Alexander Vucic, e o primeiro-ministro kosovar, Albin Kurti, já confirmaram a sua participação.
A mesma fonte precisou que Borrell, com o apoio do representante especial da União Europeia (UE) para o diálogo Belgrado-Pristina, Miroslav Lajcak, realizará reuniões separadas com os líderes da Sérvia e do Kosovo, que serão seguidas de uma reunião conjunta.
O encontro de segunda-feira deverá centrar-se na mais recente proposta da UE para a normalização das relações entre o Kosovo e a Sérvia, que ainda está a ser trabalhada e deverá conduzir a um acordo juridicamente vinculativo.
Em Dezembro passado iniciou-se uma fase de pacificação das relações entre as duas partes, com o fim dos bloqueios de estradas realizados pelos sérvios do Kosovo.
O Kosovo independente foi reconhecido por cerca de 100 países, incluindo os Estados Unidos, que mantêm forte influência sobre a liderança kosovar, e a maioria dos Estados-membros da UE, à excepção da Espanha, Roménia, Grécia, Eslováquia e Chipre.