Luanda – As inundações, devido a chuvas torrenciais, registadas em várias regiões de Espanha e que já causaram pelo menos 205 mortes, constituiu, dentre outros, um dos assuntos de destaque do noticiário internacional da ANGOP, durante a a semana que hoje finda.
Segundo as últimas notícias, dezenas de pessoas continuam desaparecidas. Várias regiões de Espanha, entre as quais a Comunidade Valenciana, no leste do país, estão sob a influência de uma "depressão isolada em níveis altos", um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em espanhol e como DINA em português.
O fenómeno causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos de Espanha, sobretudo na costa do Mediterrâneo, provocando prejuízos avultados.
Por causa desta tragédia, o Papa Francisco expressou a sua proximidade com as pessoas afectadas pelo mau tempo que atingiu várias partes de Espanha, especialmente em Valência, manifestando o seu pesar num vídeo dirigido ao bispo de Valladolid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Luis Javier Argüello.
"Monsenhor Luis Arguello, querido irmão, gostaria de expressar a minha proximidade com as pessoas de Valencia, a partir de Valladolid, tu a faças chegar. Estou próximo deles neste momento de catástrofe e rezo por eles. Que Deus vos abençoe", afirmou o Papa no vídeo, divulgado pela CEE.
Outro assunto destacado nos último sete dias foi a notícia segundo a qual a candidatura presidencial da democrata, Kamala Harris, já angariou quase 1.000 milhões de dólares (quantia semelhante em euros), mais do dobro do que o seu rival republicano, Donald Trump.
De acordo como a Comissão Federal de Eleições (FEC, na sigla em inglês), em apenas cerca de três meses, Harris angariou 997 milhões de dólares (1 USD equivale 909,0545) para a sua campanha, quase tanto quanto o seu antecessor na corrida à Casa Branca, o ainda Presidente Joe Biden, que ao longo de mais de um ano tinha angariado 1.009 milhões de dólares (cerca de 934 milhões de euros).
Ou seja, os dois sucessivos candidatos (Biden desistiu da sua candidatura em favor de Harris, depois de um mau desempenho num debate televisivo contra Donald Trump, em Julho) democratas conseguiram cerca de dois mil milhões de dólares.
E na Geórgia, o Ministério Público anunciou a abertura de uma investigação sobre a alegada fraude nas eleições legislativas, convocando a Presidente país a detalhar as suas acusações contra o partido no poder, que foi declarado vencedor do escrutínio.
"A Procuradoria da Geórgia abriu uma investigação sobre a alegada fraude das eleições legislativas", anunciou o órgão num comunicado de imprensa.
Entretanto, uma recontagem parcial dos votos das eleições legislativas na Geórgia confirmou a vitória do partido no poder, segundo anunciou a comissão eleitoral à agência de notícias AFP, após a oposição ter denunciado fraude eleitoral.
A recontagem de cerca de 12% das assembleias de voto e de 14% dos boletins de voto "não resultou numa alteração significativa dos resultados oficiais anteriormente anunciados", afirmou o organismo eleitoral.
Ainda no período em referência, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse, aos enviados norte-americanos que visitaram Jerusalém, que qualquer discussão para um cessar-fogo com grupo xiita libanês Hezbollah terá como prioridade a segurança de Israel.
"A questão principal (...) é a capacidade e a determinação de Israel em fazer cumprir o acordo e impedir qualquer ameaça à sua segurança por parte do Líbano" para permitir o regresso das pessoas deslocadas ao norte do país, disse o líder israelita aos enviados dos Estados Unidos da América (EUA, um aliado tradicional de Telavive), Amos Hochstein e Brett McGurk, segundo um comunicado divulgado pelo gabinete de Netanyahu.
Fez igualmente manchete no noticiário internacional da ANGOP, o anúncio do Comissário para os Direitos Humanos da ONU, Volker Türk. segundo o qual pelo menos 61 jornalistas foram mortos no cumprimento do dever até agora neste ano de 2024, um número que quase iguala os 71 mortos em 2023.
"Os jornalistas estão a ser mortos, ameaçados, intimidados, presos ou silenciados em Gaza, na Ucrânia, no Sudão, na Birmânia e noutros locais e estes ataques estão a aumentar", alertou Volker Türk, numa mensagem partilhada no Dia Internacional para Acabar com a Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, noticia o site Notícias ao Minuto.
Por fim, a Agência de Segurança para a Saúde do Reino Unido (UKHSA) anunciou que foi detectado o primeiro caso da nova variante de mpox - clado 1b -, em Londres.
O doente infectado esteve recentemente em países africanos, onde se registaram casos desta estirpe na comunidade.
Já no Reino Unido, após a detecção do caso, o homem foi transferido para a unidade de doenças infecciosas do Royal Free Hospital, em Camden, Londres.CQ/CS