Ondjiva - Dois cidadãos, de 20 e 21 anos de idade, indiciados no crime de homicídio qualificado de um outro, no município da Jamba (Huíla), foram detidos na povoação de Santa Clara pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) da província do Cunene.
Os detidos apresentados este sábado são acusados de crime de homicídio qualificado em razão dos meios, ocorrido a 23 de Outubro, na comuna de Tchamutete, em que foi vítima o nacional que em vida chamou-se Kanga-Dji.
Na ocasião, o porta-voz do SIC no Cunene, inspector Beloune Carlos, referiu que os mesmos foram detidos sob mandados da Procuradoria Geral da República (PGR) e em coordenação com as forças policias da Huíla, no quadro de diligências nos municípios do Cuanhama e Namacunde.
Disse que os homicidas puseram-se em fuga até a fronteira de Santa Clara, onde pretendiam migrar para a vizinha República da Namíbia.
Esclareceu que os implicados confessaram terem morto o amigo, em virtude da vítima ter subtraído a quantia de 25 mil kwanzas, tendo para o facto recorrido à agressão com instrumentos contundentes (paus), que o levou a sucumbir horas depois.
O porta-voz apontou ainda a detenção de um outro cidadão que se fazia passar por efectivo do SIC, colocado na Escola de Formação do SIC, na Damba (Uige), por prática de burla.
Disse que o mesmo prometia empregar cidadãos de Luanda em troca de valores monetários que rondam entre os 250 mil a um milhão de kwanzas, onde foram vítimas 14 pessoas.
Desta acção, disse que o acusado conseguiu burlar mais de 15 milhões de kwanzas. FI/LHE/SC