Bruxelas - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou esta quinta-feira no Conselho Europeu, voltando a sublinhar a importância da vitória ucraniana no contexto do bloco europeu.
Volodymyr Zelensky assinalou esta quinta-feira 351 dias desta guerra, no final da sua intervenção no Conselho Europeu, durante uma conferência de imprensa conjunta com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em Bruxelas (Bélgica).
O presidente ucraniano disse que já muito se ouve a língua ucraniana na Europa e nestes encontros, e que tal acontecerá com mais frequência assim que o país entrar na União Europeia (UE).
Zelensky agradeceu, mais uma vez, o apoio militar dado à Ucrânia, mas frisando a falta de sanções à Rússia, nomeadamente na área da IT, que tem permitido ao país continuar a fomentar a indústria de mísseis e drones.
Por fim, o líder agradeceu aos "amigos" europeus o acolhimento de ucranianos, um pouco por todos os países, assim como o apoio em termos de financiamento e armamento para combater a invasão russa.
Zelensky exortou os 27 a incluírem no próximo pacote "sanções contra a indústria de 'drones' e de mísseis", assim como o "apoio tecnológico que está a suportar o terror russo".
Uma decisão de UE nesse sentido vai "reduzir a destruição e remover a fonte dos ataques perigosos" perpetrados por Moscovo, argumentou.