Vilnius - As autoridades lituanas congelaram as contas bancárias de mais de uma dezena de empresas russas e bielorrussas num montante de 103 milhões de euros, no âmbito das sanções impostas na sequência da invasão russa da Ucrânia, foi hoje divulgado.
Numa nota informativa citada pelas agências internacionais, o Serviço de Investigação de Crimes Financeiros da Lituânia detalhou que os visados pela medida são nove empresas de propriedade russa, seis empresas de capital bielorrusso e um cidadão bielorrusso.
Um total de 69,5 milhões de euros, bem como mais 810 mil dólares (cerca de 740 mil euros, no câmbio atual), foram congelados das contas bancárias das empresas russas visadas pelas sanções, enquanto o montante congelado às empresas bielorrussas e ao cidadão bielorrusso ascendem a 23,7 milhões de euros, ao qual acrescem mais 7,6 milhões de dólares (cerca de 6,9 milhões de euros), precisou a mesma fonte.
As transferências efectuadas pelas empresas sancionadas para entidades lituanas em três moedas - mais de 1,33 milhões de euros, mais de 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,3 milhões de euros) e mais de 215 mil rublos russos (mais de dois mil euros) - foram igualmente congeladas, acrescentaram as autoridades lituanas.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de Fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).DSC