Luanda - O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, lamentou, quarta-feira, em Luanda, o falecimento do Rei Mbando Mwe Mbando Lifuti “Mwe Mbando III”, Monarca do Povo Mbunda, ocorrido no Hospital Geral do Moxico, por doença.
Em nota de condolências chegada a Angop, o governante exprime "profunda dor e consternação".
Em seu nome e de todos os funcionários e colaboradores do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato endereça à família enlutada e ao Povo dos Bundas os seus "profundos sentimentos de pesar”.
Filho de Mwe Luneta Lifuti e Ngambo Lixizo, o Rei Mwe Mbando III nasceu no dia 09 de Agosto de 1950, no Vale do Rio Luati, comuna de Ninda, município dos Bundas, província do Moxico.
Acérrimo defensor da cultura africana e homem de uma cosmovisão e sabedoria abrangente, o Rei Mwe Mbando III foi um exímio historiador, e, sobretudo, detentor de uma singular probidade de carácter, lealdade exemplar e integridade admirável.
O falecido foi o 23º rei, de acordo com a classificação de chefes supremos da soberania Mbunda, e deixa um legado notável que servirá de alicerce à defesa da cultura e tradição do povo angolano.