Lobito - A promotora LS Republicano vai realizar no próximo sábado (10) um espectáculo musical na ponta da Restinga do Lobito, enquadrado nos 109 anos da cidade, em que espera reunir acima de quarenta mil pessoas.
A informação foi avançada hoje à ANGOP por Nino Republicano, sócio-gerente da LS, que referiu que este tipo de shows mobiliza muita gente, devido a qualidade dos artistas e o seu carácter internacional.
"Além de artistas locais e os mais conhecidos na capital do pais, trouxemos para o Lobito o caboverdiano Badoxa, que actua pela primeira vez em Angola", disse.
Dos artistas provenientes de Luanda destacam-se nomes como Pérola, Ari, Ana Joice, Cage One, Tunezas, Preto Show, entre outros.
Sobre os ingressos, Nino Republicano informou que haverá uma área grátis para a população em geral, mas terá outra VIP, onde a mesa vai custar 100 mil kwanas e os bilhetes custarão entre cinco a dez mil kz.
Questionado sobre os gastos da organização, preferiu adiantar um valor exacto, mas deu alguns exemplos tais como, quatro a cinco milhões de kwanzas para o som, dois milhões para segurança, sete milhões com hospedagem em hotéis, etc.
"Andamos com cerca de 150 pessoas e ainda temos de pagar os músicos e outros serviços", explicou.
O promotor disse, por outro lado, que os sectores da restauração e segurança são os que mais vão garantir empregos temporários.
Naquele recinto encontram-se já 75 bancadas para albergar em cada uma duas a três feirantes, enquanto que em termos de segurança, vão ser mobilizados cerca de 200 guardas, além da Policia Nacional e dos Bombeiros.
"A província ganha com esse tipo de espectáculos porque há maior movimento turisto e consequentemente maior afluxo de gente nos hotéis e similares", assegurou.
Nino Republicano prometeu sugerir aos Governos provincias, através do sector do Turismo, a criação de uma verba para essa actividade, uma cez que tem grande impacto nas receitas da província, angariadas das taxas dos intervenientes.
Em termos de agenda, garantiu ter programado para este ano espectáculos em seis cidades, nomeadamente Benguela, Uige, Lobito (terceiro), Sumbe (Festi Sumbe), Huambo e Lubango.
Para 2023, o promotor de eventos tem como desafio criar festivais em todas as provincias, já que o seu objectivo é fomentar o entretenimento, aumentar o turismo e oportunidades de empregos temporários, principalmente para gente desfavorecida.