Ondjiva - O director do Turismo e Cultura no município do Cuanhama (Cunene), Teodoro Mwavalunlange, incentivou as famílias a estimularem o gosto pela leitura nas crianças, através de consulta às bibliotecas convencionais.
Em declaração à ANGOP, a propósito do Dia Mundial das Bibliotecas, assinalado a 1 de Julho, precisou que é responsabilidade das famílias e instituições escolares estimularem o gosto pela leitura.
Teodoro Mwavalunlange fez saber que a adesão à única biblioteca existente na província ainda é bastante reduzida, com o registo diário entre 10 a 15 usuários, com particular realce para alunos do ensino primário.
Realçou que a fraca adesão deve-se ao facto dos jovens estudantes preferirem a internet como veículo rápido de consulta e pesquisa, deixando de lado os livros convencionais.
Lamentou a postura da sociedade em deixar de parte as bibliotecas físicas em detrimento das virtuais, sublinhando que as bibliotecas são consideradas acervos físicos de consultas actualizadas e fundamentais de qualquer assunto.
Fez saber que a biblioteca dispõe de um acervo com mais de cinco mil livros diversificados.
Disse que a instituição está aberta para todos interessados que pretendem investigar e aperfeiçoar os conhecimentos de forma gratuita.
O dia mundial da biblioteca é celebrado a 1 de Julho, com vista a enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas, segundo o manifesto da UNESCO. FI/LHE/OHA