Saurimo - O escritor angolano Bula Mbungue apelou hoje, sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), pais e encarregados de educação a levarem os filhos nos actos de lançamentos de livros, discos e outras obras artísticas, com vista a incentivar o gosto pela arte.
Em declarações à ANGOP, à margem da apresentação do livro “INFINITO” da autoria de Kucola, o escritor afirmou que este gesto contribuirá para que os filhos, tenham interesse em criar, adquirir e cultivar o hábito as artes, nas mais diversas disciplinas, uma vez que a educação começa em casa.
Bula Mbungue sublinhou ainda a importância da literatura, por jogar um papel fundamental na transformação do homem, mudança de mentalidade, descoberta de novas palavras e por contribuir no resgate dos valores morais, culturais e éticos da sociedade.
Apelou aos empresários sedeados na circunscrição, a apoiarem os jovens com várias iniciativas, uma vez haver na província homens ligados a literatura, música, artes plásticas, tecelagem, dança, teatro, entre outras, mas, as suas criatividades ficam estagnadas por falta de verbas.
Por seu turno, o representante da Sociedade Mineira de Catoca, António Loge, garantiu que a empresa que dirige no âmbito do seu objecto social, continuará a apoiar os artistas angolanos, para o desenvolvimento da cultura.
O responsável disse que além da arte, a Catoca sempre foi e é o parceiro privilegiado do Estado angolano, daí que, tem participado activamente no processo de desenvolvimento do país e em particular da Lunda sul.
Bula Mbungue nasceu a 17 de Julho de 1980, em Saurimo, conta com duas obras literárias, intituladas “Pétalas de Amor” e “O Grito do poeta”.
É membro efectivo da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA).