Huambo – A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) no Huambo disponibilizou, para o ano académico 2024/2025, apenas 890 vagas para os cursos de licenciatura, menos 146 em relação ao período anterior, soube a ANGOP.
Trata-se de vagas para as faculdades de Ciências Agrárias (70), Direito (160), Economia (200), Medicina Veterinária (70) e do Instituto Superior Politécnico (390) enquanto a Medicina não vai receber novos estudantes.
Em declarações à ANGOP, a reitora da UJES, Virgínia Lacerda Quartin, disse as vagas são para os cursos de licenciatura em Engenharia Agronómica e Florestal, Direito, Economia, Aquicultura e Medicina Veterinária, Arquitectura, Electromedicina, Enfermagem, Electrónica e Telecomunicações, Construção Civil, Hidráulica, Informática, Mecânica e Laboratório Clínico.
Disse que concorrem para as 890 vagas disponíveis nas cinco unidades, das seis controladas pela Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) perto de quatro mil 204 candidatos, cujos exames de ingresso iniciaram a 19 do corrente mês.
A académica deu a conhecer que, um do desiderato da UJES é transformar província em um centro de formação agro-pecuária, o que passa pela consciencialização de todas forças vivas da sociedade, para se trabalhar em conjunto nesta direcção e atingir esses objectivos a médio prazo.
Pós-graduação
Ao nível da pós-graduação, a UJES aprovou para o ano académico 2023/2024, o lançamento de um curso de doutoramento, três de mestrados e dois de especializações, nas faculdades de Ciências Agrárias e de Medicina Veterinária, assim como no Instituto Politécnico, no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino Superior Angolano (UNI.AO).
Trata-se de doutoramento em Tecnologia Agro-alimentar, mestrados em Medicina Veterinária, Enfermagem Obstétrica e Neonatal e Ciências Florestais e do Ambiente, para além das especializações em Novas Tecnologias Aplicadas à Saúde e a Produção de Pequenos Ruminantes. JSV/ALH