Luanda - A UNITA felicitou o povo angolano pelo 49.º aniversário da Independência Nacional, assinalado hoje, segunda-feira.
A saudação vem expressa numa nota do Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA enviada à ANGOP, por ocasião do 11 de Novembro, que este ano decorre sob o lema “ Unidade Nacional, Produção e Desenvolvimento Sustentável".
Na nota, a UNITA considera que a Independência Nacional foi "uma dura conquista de sangue" e incontáveis sacrifícios consentidos nas lutas de várias gerações de nobres filhos de Angola, de todos os movimentos de libertação nacional.
Essas lutas foram travadas para que a liberdade, a democracia e o desenvolvimento beneficiassem todas as famílias angolanas, garantindo que as riquezas do país sirvam as suas populações, segundo o documento.
Reitera o apelo pela defesa do Estado Democrático de Direito, das liberdades, do combate à extrema pobreza, da paz social e da efectiva reconciliação nacional.
Defende igualmente a continuidade do diálogo com todas as forças vivas do país, sobre todas as componentes da vida nacional, na perspectiva de juntos construírem uma Angola digna e melhor para todos.
Por outro lado, considera a corrupação como um impedimento ao desenvolvimento sustentável de Angola à dignidade da pessoa humana.
Apela aos angolanos para renderem uma "singela homenagem aos heróis e mártires da luta de libertação pela independência de Angola e pela conquista da democracia e da paz". MAG/IZ