Huambo - Duas mil 646 salas de aula vão reforçar o ano lectivo 2024/2025 no município do Huambo, que conta com 354 mil 436 alunos matriculados em todos os subsistemas de ensino/aprendizagem.
A informação foi tornado público, esta quinta-feira, pelo director local da Educação, Tiago Sapalalo, durante a V reunião ordinária da Administração do município do Huambo, presidida pelo administrador Azevedo Manuel Cambiambia.
Na ocasião, o responsável informou que o sector contará com 23 mil 611 alunos que ingressam pela primeira vez no processo docente educativo.
Assegurou que a instituição vai prestar maior atenção ao sistema de ensino primário, com a dinamização dos métodos de aprendizagem, através da capacitação pedagógica.
De igual modo, apostar na formação de vigilantes escolares, em parceria com a Polícia Nacional, para prevenir casos de atropelamentos de alunos, para além da realização de programas de reparação de carteiras.
Para evitar o excesso de alunos nas turmas, disse que o sector necessita de pelo menos 571 novas salas de aula e um acréscimo de mil 625 professores, para o reforço dos actuais sete mil e 12, distribuídos pelas comunas da Calima, Chipipa e Sede.
Com início das aulas previstas para a práxima segunda-feira (2), o município do Huambo conta, para o ano lectivo 2024/2025, cuja abertura acontece sexta-feira (30), com 194 escolas.
No ano lectivo 2023/2024 haviam sido matriculados perto de 344 mil 113 alunos em todos os subsistemas do ensino geral. LT/ALH