Talatona –O governador da província de Luanda, Manuel Homem, pediu, nesta quarta-feira, à Inspecção Geral da Administração do Estado(IGAE), uma acção mais eficiente e proactiva que ajude a mitigar e a prevenir actuação em matérias de corrupção.
Em declarações à imprensa, no final do acto de entrega oficial das novas instalações da Delegação Provincial de Luanda do IGAE, o Governador disse ser importante que o orgão fiscalizador tenha instrumentos capazes de prestar um serviço público com maior dignidade e responsabilidade dos agentes públicos.
O governante disse esperar que doravante, com as novas instalações,o IGAE consiga ajustar o comportamento da sociedade em matéria de corrupção e prevenção da actividade que desempenham.
Segundo Manuel Homem, os corruptos devem ser sensibilizados para mudança de comportamentos, lembrando que muitas vezes a corrupção vem da sociedade para os gestores públicos e vice-versa.
Outro apelo foi feito aos responsáveis de cargos públicos, tendo lhes aconselhado a pautar por uma gestão transparente, com vista ao resgate da confiança do cidadão nas instituições.
Para o governador as novas instalações do IGAI vão melhorar as condições de trabalho, ressaltando que em Luanda as instalações eram precárias e dificultavam de certo modo a sua actuação.
O Inspector-geral da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), João Manuel Francisco, reiterou a aposta do governo na formação do capital humano, em matéria de branqueamento de capitais e auditoria para melhor acompanhamento da administração
João Manuel Francisco disse que o foco é capacitar os quadros para que estejam a altura dos novos desafios, onde as especializações são raras em matérias de auditoria, situação que se pretende utrapassar.
Explicou que a instituição conta com mais de quatro centenas de funcionários públicos, distribuídos a nível do país e que ,segundo ele, tal número deve-se à contenção financeira, uma vez que a contratação de quadros exige cautela e controlo das finanças.
As novas instalações da delegação provincial de Luanda da IGAE, vão funcionar a partir de hoje, no distrito Urbano do Kilamba.
Trata-se de um edifício de quatro andares que vai substituir o anterior espaço arrendado.GIZ/MAG