Cuito - Setecentas e 58 vagas estão disponíveis no sector da Educação da província do Bié, no âmbito da realização do concurso público para novos professores, soube hoje a ANGOP.
Segundo um despacho do Governo desta província, que a ANGOP teve acesso, as vagas são de carreiras de educador de infância, ensino primário e secundário, para os municípios do Cuito, Andulo, Catabola, Chinguar, Cunhinga, Nhârea, Chitembo, Cuemba e Camacupa.
O Governo local também já constituiu o corpo de júri, presidido pelo director da Educação do Bié, Evaristo Vitangui Gando. A nível dos municípios, os directores de cada região serão os coordenadores do referido concurso.
O processo começa a partir do dia 15 deste mês e culmina com a realização dos exames de admissão, em Abril de 2022.
Para o efeito, os candidatos devem ser cidadãos angolanos, com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos, com formação especializada.
Este ano, o sector da educação no Bié matriculou nos diversos subsistemas de ensino 373 mil 380 alunos, com perto de 14 mil professores que labutam em 714 escolas.
Com perto de dois milhões habitantes, no Bié estão ainda 109 mil crianças fora do sistema escolar, por escassez de mais escolas e professores.
O Executivo anunciou, recentemente, a realização de concursos públicos regulares, no sector da educação, para a contratação de mais de 23 mil professores, com vista a preencher, paulatinamente, com quadros capazes, as infra-estruturas que estão a ser erguidas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a nível dos 164 municípios do país.
A nível do Bié, em 2018 foram admitidos 800 professores, enquanto em 2019 foram mil, o que tem estado a permitir uma redução de alunos que se encontram fora do sistema normal de ensino.