Dundo - Um complexo escolar, construído com fundos do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), foi inaugurado esta terça-feira, no bairro Furtuna, município do Chitato, província da Lunda-Norte, no âmbito das celebrações do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, Agostinho Neto.
A escola vai albergar perto de mil alunos, em três turnos, que antes estudavam em condições precárias, bem como reduzir a superlotação em salas de aulas naquela localidade.
A escola , coinaugurada pelo ministro da Cultura e pela governadora da Lunda-Norte, Filipe Zau e Filomena Miza, respectivamente, custou 311 milhões , 742 mil e 106, incluindo a projeção, construção e fiscalização.
Com esta escola, o município do Chitato passa a contar com 27 unidades escolares , num universo de 302 salas de aulas, que albergam neste ano lectivo 73 mil e 611 alunos, asseguradas por mil e 596 professores.
Na ocasião, o ministro da Cultura, Filipe Zau, apelou a população no sentido de preservar a escola, evitando actos de vandalização, para que o Estado continue a investir na expansão da rede escolar, garantindo o acesso ao ensino gratuito.
No total, o município do Chitato inscreveu 16 projectos, dos quais três, ligados ao sector de defesa e segurança e um da Educação, já estão concluídos.
O valor global do PIIM no Chitato é de 4 mil milhões, 292 milhões, 390 mil, 608 kwanzas e 51 cêntimos, dos quais 2 mil milhões, 999 milhões, 364 mil e Kz 963 já foram disponibilizados.
António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922 - há 102 anos - na aldeia de Caxicane, município de Icolo e Bengo, província de Luanda. Morreu, por doença, em Moscovo, a 10 de Setembro de 1979.
Assumiu a direcção do MPLA do qual já era presidente honorário desde 1960, e proclamou a Independência Nacional a 11 de Novembro de 1975, tornando-se, por conseguinte, no mais alto mandatário da nação.HD