Catabola - Mais de quinhentos professores do ensino primário estão ser capacitados, sobre métodos e técnicas do processo do ensino e aprendizagem, no município de Catabola, na província do Bié, no âmbito do Projecto Aprendizagem para Todos (PAT).
Os professores seleccionados em mais de 40 escolas, de 10 Zonas de Influência Pedagógica (ZIP). Durante quatro dias, violência durante a aula, pedagogia estruturada nas salas de aula, boa apresentação e procedimentos do professor na escola, são entre outros temas a serem analisados.
O director municipal da educação, Henriques Elavoco, que procedeu abertura, disse esperar da formação, o reforço das competências dos professores para o desempenho das suas funções no ano lectivo 2024/2025, a fim de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos.
O PAT é executado pelo Ministério da Educação (MED) tem parceria do Banco Mundial e visa melhorar os conhecimentos e as competências dos professores, a gestão das escolas e desenvolver um sistema de avaliação dos alunos.
O sector da educação de Catabola controla mil 305 professores, que labutam em 84 escolas, com total de 912 salas de aula. No ano lectivo transacto estudaram mais de 60 mil alunos nos diversos subsistemas de ensino. BAN/MS