Uíge - O Coordenador da Comissão de Gestão do ISCED-Uíge, Agostinho Adriano Manuel da Silva, defendeu, nesta quarta-feira, a instalação de mais laboratórios nas instituições de formação, para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem no país.
Agostinho Adriano Manuel da Silva, que discursava na abertura da 3ª edição da conferência alusiva ao Dia do Químico, assinalado a 18 de Junho, disse ainda que a construção de mais laboratórios nas instituições de ensino vai ajudar a expandir o conhecimento sobre várias áreas do saber.
Sob o lema “Inovação através da Química, contribuindo para um futuro sustentável”, a jornada vai decorrer até sexta-feira (21) e visa promover a educação científica e incentivo à inovação no campo da Química, divulgar histórias e contribuições de químicos para sociedade.
O evento visa, igualmente, promover a educação científica através da realização de seminários e palestras que abordem sobre a acções que estimulem a criatividade e a pesquisa.
Para o académico, essas apostas vão ajudar a melhorar as condições de vida dos cidadãos, através do fabrico de sabão, sabonete, práticas já usadas em alguns institutos locais.
Por essa razão, apelou à população e outras instituições a não se desfazerem do óleo residual, podendo ser doado aos institutos técnicos, para o fabrico de outros componentes de uso corrente pela população.
Em relação ao ISCED-Uíge, explicou que precisa de mais laboratórios e apetrecharmento dos existentes.
A actividade, cujo encerramento está previsto para sexta-feira, além de várias abordagens, será a realizada uma visita à fábrica de colchão, no município do Negage.
Durante a 3ª edição da conferência do Dia do Químico, os especialista irão abordar temas como “Biocombustíveis alternativos para um futuro mais sustentável, “Estudo termodinâmico, leucoquinizarinacrisazina, valorização da biomassa na concepção de novos materiais, entre outros assuntos. EPP/JAR