Lobito - A Empresa Portuária do Lobito está a adequar a sua estrutura organizacional à condição de Porto Senhorio, afirmou esta sexta-feira, nesta cidade, o seu Presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas.
O PCA fez estas declarações aos jornalistas, à margem de um seminário metodológico sob o lema: "Novo modelo de Gestão do Porto do Lobito".
O gestor justificou a acção através de um amplo processo de formação e capacitação dos seus quadros.
Celso Rosas explicou que o novo modelo de gestão tem como propósito enriquecer as pessoas com matérias e dados, legislação, políticas e formação de trabalho, para que cada um possa dar o melhor de si.
Lembrou que, todos os anos, o Porto do Lobito realiza avaliações de desempenho aos seus quadros.
Questionado sobre a nova condição de Porto Senhorio, considerou que as vantagens serão vistas à medida que o tempo for avançando, por ser um processo.
"O que sentimos é que o Porto funciona normalmente e os operadores estão já a fazer investimentos. Sabemos que já há processos de aquisição de meios de produção, com vista ao melhoramento do funcionamento de cada um dos terminais", afirmou.
O responsável afirmou que, que da parte da sua Direcção, a reacção é boa, acrescentando que tem realizado encontros com os operadores para analisar o que está a ser feito no sentido do Porto ter um melhor desempenho.
Referiu-se também sobre a Janela Única Portuária, uma ferramenta implementada para utilização dos parceiros que actuam dentro da empresa, afirmando que "está a funcionar bem".
Informou que a JUP está a contribuir para que a informação seja célere e segura entre os parceiros, nomeadamente as alfândegas, a Polícia Fiscal e Aduaneira, os Despachantes, os agentes de navegação, transitários e outros.
O Instituto Nacional de Metereologia e Geofisica também se fez representar no seminário para falar sobre serviços relacionados com as estruturas portuárias.
Sobre este aspecto, Celso Rosas manifestou a sua satisfação, afirmando que "hoje no mundo, instituições como a nossa precisam de estar bem informadas sobre as ocorrências atmosféricas".
"Fomos esclarecidos que o INAMET já tem ferramentas bastante úteis e desenvolvidas que podem contribuir no bom desempenho da actividade portuária.
"Daí que vamos estabelecer um acordo de prestação de serviços para tirarmos maior proveito dessas ferramentas", prometeu.
Durante o seminário, foram discutidos vários temas, tais como a Legislação vigente e regulamentos internos, A importância das relações humanas no ambiente de trabalho e A estratégia de desenvolvimento, planeamento e controlo.
Foi também visto a estrutura orgânica e o sistema integrado de gestão, o código ISPS e as tecnologias de informação, bem como a situação financeira e a responsabilidade social.
O Porto do Lobito passou para Porto Senhorio (Landlord Port) no dia 11 de Dezembro de 2023, após a assinatura do contrato de concessão do terminal polivalente (carga geral e contentorizada) a favor do consórcio Africa Global Logistic.
Por outro lado, o terminal mineraleiro foi concedido ao Lobito Atlantic Railway no dia 23 de Julho do mesmo ano, no âmbito dos serviços ferroviários e de logística de suporte às infra-estruturas do Corredor do Lobito. TC/CRB