Caxito - A Fazenda Novagrolider, maior produtora de banana da província do Bengo, teve prejuízos na ordem dos três milhões de dólares com as enchentes dos campos agrícolas devido a chuva registada ao longo deste ano.
A informação foi revelada pelo sócio-gerente da Novagrolider, José Macedo, frisando que essa situação condicionou as expectativas de exportação de frutas diversas para a Europa.
José Macedo disse que em 2023, a Fazenda Novagrolider de Caxito exportou cerca de 15 mil toneladas de frutas diversas para a Europa.
“Não atingimos a meta de 20 mil toneladas de exportação, porque perdemos grande parte da produção devido a chuva que causou inundações aos campos agrícolas da Fazenda Novagrolider de Caxito”, explicou.
Em actividade desde 2010, a NovagroLider produz anualmente mais de 60 mil toneladas de frutas, onde a banana constitui a principal produção. Para além desta, também cultiva manga, pitaya, melão, melancia, abacaxi, papaia, mamão, maracujá e goiaba.
Conta actualmente com mais de mil trabalhadores, entre angolanos e expatriados.
A Novagrolider é a maior fazenda do perímetro irrigado de Caxito, que recebeu hoje a visita do Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando Manuel, no âmbito do processo de transferência de competências dos perímetros irrigados para os governos provinciais. CJ/PA