Menongue - O governador do Cuando Cubango, José Martins, solicitou, esta segunda-feira, dos partidos políticos e todos os membros da sociedade civil residentes naquela província maior união na participação nas actividades em prol dos festejos dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalaram-se em 2025.
O governante fez esta solicitação durante na reunião do Conselho de Auscultação da Comunidade, decorrida no anfiteatro do Governo, com a participação de representantes de partidos políticos, autoridades tradicionais, entidades religiosas, administradores municipais, empresários, associações juvenis, estudantes, entre outros.
Ao apresentar o programa dos preparativos das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, José Martins defendeu que as festividades da efeméride devem servir de união de todos os angolanos, independentemente da filiação partidária, crença religiosa, entre outros critérios, por constituírem uma conquista do Povo Angolano do jugo colonial.
Para o governador, todos são chamados a darem o seu contributo, o seu calor por ser uma festa dos angolanos de Cabinda ao Cunene, de um povo que irá completar meio século da conquista da sua independência, o que merece a envolvência e o empenho de todos, num sentido da unidade nacional.
Desta forma, sublinhou, passos fortes serão dados para a marcha diária em direcção à consolidação da paz entre angolanos, a instalação de um ambiente de sã convivência, num espírito de uma causa nacional, em que cada um dá a sua contribuição com críticas construtivas, para o desenvolvimento desejado.
Explicou que o Executivo indicou que as acções de preparação dos 50 anos da Independência Nacional devem já ter início este mês de Novembro, com diversas actividades, em que, localmente, não terá um acto de 11 de Novembro tão grande, para não exigir movimentação da população por conta do Censo 2024, que termina a 19 do corrente mês.
Assim, prosseguiu José Martins, cada município terá o seu acto de abertura dos 50 anos da Dipanda ao seu nível, sendo que o acto de grande dimensão terá lugar a 11 de Novembro de 2025, em que o governo do Cuando Cubango irá decidir o formato mais adequado, para o efeito.
Avançou que, em termos de ganhos, ao longo desta semana e até às portas do 11 de Novembro de 2025, serão inauguradas várias infra-estruturas sociais para beneficiarem a população local, a par da realização de manifestação de actividades culturais, desportivas e outras recreativas, onde todos são convidados a participar. ALK/FF/PLB