Saurimo – O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correa Victor, considerou, quinta-feira última, em Saurimo, província da Lunda-Sul, a capacitação contínua de quadros como factor “chave” para assegurar o futuro do sector diamantífero, em particular, em Angola.
Ao falar no acto de entrega de certificados aos formandos do curso sobre “Técnicas de avaliação e lapidação de diamantes”, ministrado no Centro de Formação Profissional de Avaliação e Lapidação de Diamantes (CEFOLAD), em Saurimo, o dirigente reiterou que o Governo vai continuar a apostar na formação, para o desenvolvimento de quadros angolanos.
Durante sete meses, a sessão permitiu capacitar 68 técnicos, marcando o terceiro grupo de formandos, desde a inauguração do CEFOLAD.
A propósito, o secretário de Estado apelou aos formandos a obedecerem a ética do trabalho e superar sempre os desafios que se avizinham.
Por seu turno, o vice-governador para área Técnica e Infra-estrutura da Lunda-Sul, Cláudio Pemessa, solicitou aos jovens recém formados a trabalharem em qualquer parte de Angola, porque quase todo país há diamantes e devem colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Para SODIAM, o responsável apelou a necessidade de acompanharem todos os quadros formados no centro, para que tenham um bom aproveitamento e incentiva-los a conseguir o primeiro emprego.
Localizado no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, o CEFOLAD desempenha um papel crucial na promoção da empregabilidade local, capacitando jovens das regiões circunvizinhas às zonas de exploração mineira.
O CEFOLAD tem como objectivo suprir a carência de trabalhadores angolanos formados em avaliação e lapidação de diamantes, garantindo a qualificação necessária, para atender a demanda da indústria diamantífera nacional.
Tem, igualmente, o papel de minimizar o esforço das unidades fabris a serem erguidas no pólo, no recrutamento de quadros angolanos dotados com habilidades para o polimento de diamantes, contribuindo para o crescimento e a competitividade do sector.
Além disso, o centro contribui significativamente para o desenvolvimento socioeconómico da região, oferecendo oportunidades de formação e emprego em um sector estratégico para o país.
A cerimónia de entrega de certificados aos formandos também foi testemunhada por distintos membros do Governo e técnicos seniores da SODIAM. JW/QCB