Lubango - O Instituto Nacional de Apoio às Micros, Médias e Pequenas Empresas (INAPEM) está a trabalhar na divulgação de negócios ligados às novas tecnologias, as chamadas Startups, de modo a atrair parceiros e novos investidores.
A informação foi avançada à imprensa, pela directora provincial do INAPEM, Julieta de Oliveira, à margem do Workshop de apresentação do Ecossistema de Inovação da Huíla, uma iniciativa da instituição, que tem como objectivo, fortalecer e dinamizar a actividade na região.
Segundo a entrevistada, na Huíla o INAPEM tem o registo de 30 Startups desenvolvidas por jovens, nas áreas de agricultura, finanças, comércio e turismo, que precisam ser conhecida, de modo a atrair investidores, daí que estiveram presentes seus parceiros da banca e outras instituições públicas para apoiarem essas soluções tecnológicas.
Apontou como exemplo de solução tecnológica, no sector da agricultura, o desenvolvimento de uma Startup do Instituto Politécnico da Huíla (IPH) para detectar pragas e doenças.
Entretanto, o administrador executivo do INAPEM, Bráulio Augusto, reafirmou, o compromisso de continuarem a trabalhar para empoderar as empresas emergentes, através de iniciativas que as coloquem ainda mais próximo da inovação tecnológica.
O responsável destacou que a Huíla tem dado provas significativas do potencial existente e da capacidade local, em termos de promoção de soluções inovadoras.
“Vário são os prémios e conquistas, por parte dos diferentes empreendedores e outros parceiros, por isso achamos que é chegado o momento de começarmos a entrar na fase de consolidação, maturação de todas essas diversas iniciativas”, enfatizou. BP/MS