Luanda - Mais de 25 jovens angolanos criadores de conteúdos digitais foram capacitados, nesta quarta-feira, em Luanda, em matéria de educação tecnológica, por formas a dinamizar as suas rendas financeiras.
A acção formativa foi promovida pela marca "Sumol", no âmbito do lançamento da primeira edição do projecto "Sumol Academia Digital".
De acordo com a responsável da marca no mercado internacional, Lauriani Guilemi, a formação teve como objectivo auxiliar os influenciadores angolanos a consolidarem os seus talentos nas diversas áreas, com destaque para a arte.
"A acção visou proporcionar uma base sólida e inovadora de conhecimentos que capacite jovens angolanos a criar conteúdo digital responsável e de qualidade, impactando positivamente a comunicação digital no país", sublinhou.
Descreveu a massa juvenil angolana como sendo criativa na produção de vídeos.
Por isso, explicou, a Sumol tomou a iniciativa de lançar esta primeira edição no país.
Acrescentou que a formação visou ensinar os fundamentos e as melhores práticas na área do marketing de influência.
A formação será replicada em outros países africanos, como o Gabão e Cabo-Verde.
Referiu que a marca tem o desejo de trabalhar com os criadores de conteúdos angolanos, pelo que há necessidade de profissionalizá-los de forma gratuita.
Por seu turno, a formanda e influenciadora digital na matéria de saúde e bem-estar, Ludy Nayanga, disse que aprendeu a fazer métrica nas redes sociais para ter uma melhor compreensão do comportamento do mercado digital.
No seu entender, nos últimos tempos tem havido um crescimento significativo de criadores digitais em Angola.
Para si, já se pode viver dessa nova profissão no país.
Já Emílio Luamba, também influenciador digital desde 2017, disse que tem apostado nos vídeos que apresentam as potencialidades do turismo angolano para atrair mais turistas.
A formação teve a duração de um dia e abordou a importância da definição da Estratégia até à Análise de Resultados, passando pelo design, adequação da presença às diversas Redes Sociais e o uso da Inteligência Artificial na criação de conteúdos.
Os conteúdos foram ministrados por seis oradores portugueses. AMC/OHA