Luanda - O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, anunciou, este domingo, para o próximo dia 10 de Dezembro o início de voos comerciais de passageiros para as cidades de Saurimo, Dundo, ambas na região leste, e Soyo, no norte.
Em declarações à imprensa, a propósito do primeiro voo no Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), o governante disse estarem em curso os procedimentos para cumprimento do cronograma existente.
Durante o mês de Dezembro, a TAAG vai incorporar as rotas da região Leste (Dundo, Saurimo e Luena) e do Soyo na programação de voos a partir do AIAAN e, de forma progressiva, no primeiro trimestre de 2025, concluirá a transferência das demais ligações.
Ricardo de Abreu, que testemunhou o “baptismo” do voo inaugural, após ter transportado 191 passageiros de Luanda/Cabinda/Luanda, referiu-se igualmente a necessidade de as operações aeronáuticas, com destino a Luanda, transitarem para a referência NBJ, que representa o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, ao contrário a anterior LAD, do Aeroporto 4 de Fevereiro.
Neste sentido, apontou o dia 31 de Março de 2025 como data limite para o efeito, devendo, na referida altura, os bilhetes de passagem, de Luanda e para Luanda, serem já referenciados por NBJ.
Relativamente aos voos, afirmou ter corrido tudo bem em termos operacionais, com equipas devidamente treinadas.
“Os serviços saíram e chegaram a horas, nomeadamente o primeiro e o segundo”, disse, mostrando-se orgulhoso pelo trabalho prestado no AIAAN e o clima de festa, com todo o protocolo de segurança observado.
Esta manhã partiram 92 passageiros para Cabinda a bordo do boeing 737-700 da TAAG, marcando o arranque das operações de voo de passageiros no novo aeroporto internacional de Luanda. O mesmo avião regressou com 99 passageiros.
Mais tarde, por volta das 12 horas, saiu uma segunda frequência com número similar de passageiros, processo ocorrido na normalidade.
Inaugurado a 10 de Novembro de 2023, o novo aeroporto tem capacidade para mais de 15 milhões de passageiros por ano (cinco no doméstico e 10 no internacional) e até à data presente recebeu voos de carga, segmento cuja capacidade de transporte é para 130 mil toneladas de mercadoria/ano.
A infra-estrutura contempla duas pistas duplas e está preparada para receber diversos tipos de aviões, com realce para o Airbus A380, considerado a maior aeronave comercial da actualidade.
Conta ainda 31 mangas (ramal de acesso às aeronaves), das quais 11 para serviços domésticos e 19 para o internacionais, além de tapetes rolantes para o depósito de bagagem.
A zona de check-in conta com seis ilhas para 94 balcões, sendo 32 para o serviço doméstico e 62 para o internacional.
Para a fluidez dos passageiros, o Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), na zona internacional, possui 36 balcões, sendo 10 para passaporte electrónico, bem como 14 balcões para atender o segmento dos passageiros domésticos. ML/VC