Cazenga – A comunidade académica angolana ganhou, esta sexta-feira, uma uma obra científica denominada “Finanças Públicas”, numa autoria do economista Alves da Rocha e co-autoras Vera Daves de Sousa e Albertina Delgado.
Trata-se da 6ª edição desse livro, composto por 10 capítulos e 60 páginas de exercícios práticos, numa iniciativa do Centro de Estudos e Investigação Cientifica da Universidade Católica de Angola (UCAN).
A propósito do lançamento do livro, o autor Alves da Rocha disse que compartilhou suas ideias na obra para que os estudantes possam encontrar muitas respostas e perguntas feitas na utilidade das finanças públicas ou na política da actividade económica sobre a sociedade e das classes mais desfavorecidas.
O também docente universitário sublinhou que as finanças públicas têm vários componentes essenciais que se encontram nesse livro, com realce para as questões relacionadas com os rendimentos e a economia.
De acordo com Alves da Rocha, o Estado para exercer as suas tarefas tem de ir buscar rendimentos de algum lado, no caso das famílias e empresas, assim como ter a capacidade de devolver o que retirou aos agentes com vantagens, facto que está retratado no referido livro.
Por seu turno, a co-autora do livro Vera Daves de Sousa disse que a obra tem fundamentos teóricos de finanças públicas e informação sobre receitas e despesas públicas.
A também ministra das Finanças considerou ser um livro que serve, fundamentalmente, a classe académica, mas os gestores públicos podem utilizar para consolidar os seus conhecimentos teóricos e terem as suas decisões no dia-a-dia.
O livros está a ser comercializado no valor de 15 mil kwanzas. PLA/QCB