Luanda - O volume das trocas comerciais entre Angola e Suíça está estimado em 35 milhões de dólares anuais, anunciou na noite de sexta-feira,em Luanda, o embaixador suíço em Angola, Lukas Gasser.
O diplomata, que falava à imprensa, no quadro Jantar Gala Beneficente da Câmara de Comércio Angola e Suíça, indicou que as empresas suíças cooperam em áreas como da logística, matéria de construção, alimentação, mineração, petrolífera e agora do Corredor do Lobito.
Ressaltou ainda que as economias dos dois países são complementares e os serviços da Suíça fornecem conhecimentos e tecnologias nos sectores em que Angola é bastante forte.
Com as trocas comerciais entre os dois países, datadas de 1976, Lukas Gasser fez saber que o objectivo da Suiça é o de contribuir nos esforços da diversificação da economia angolana, ajudando esse país africano a não ter o petróleo como uma única fonte de dinamização económica.
Por outro lado, o presidente da Câmara do Comércio Angola e Suíça, Carlos Magalhães, recordou que as relações dos países estão baseadas nas ligações económicas, empresariais e de investimentos.
Por este facto, informou que a câmara planeia
realizar, em 2026, um evento na Suíça, com empresários angolanos, bem como convidar empresários suíços para Angola, para o conhecimento, cada vez mais, das oportunidades de investimentos existentes entre os dois países.
A Suíça conta com 20 empresas em Angola, dentre os quais 15 activas.
A Câmara de Comércio Angola e Suíça é uma organização independente, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover os interesses dos seus membros no que diz respeito às relações comerciais entre empresas de Angola e da Suíça. AMC/AC