Cabinda – O Navio Ferry-boat da Sécil Marítima, vocacionado para o transporte de passageiros, cargas contentorizadas e viaturas já opera em fase experimental na linha marítima entre os terminais portuários do Soyo, província do Zaire, e de Cabinda.
Em breves declarações, hoje, quarta-feira, a ANGOP, o representante da SECIL Marítima em Cabinda, Paulo Francisco, avançou que, após terem sido concluídos os trabalhos da montagem do pontão flutuante, equipamento para as operações de atracagem e desembarque, está efectivada o tão almejado projecto do funcionamento do Ferry-boat que, pela primeira vez, era aguardado com ansiedade para o benefício das populações locais.
´´Estamos numa fase experimental que arrancou segunda-feira, com o transporte de 19 viaturas e alguns turistas, tendo o pontão flutuante, equipamento facilitador de manobras nas descargas de contentores e viaturas, demosntrado que está a altura, sem que houvesse qualquer constrangimentos técnicos durante as operações´´, disse.
Paulo Francisco referiu que, na fase inicial, a embarcação terá ainda como trajecto o porto do Soyo (Zaire) a Cabinda e vice-versa, enquanto se aguardam pela conclusão das obras do Terminal de Carga de Luanda.
O Ferry-boat tem uma valência potencial que dará o cunho de cabotagem norte e que vem facilitar os cidadãos no transporte das sua viaturaa para fora da província e, de igual modo, do outro ponto do país para a província de Cabinda, mitigando assim a problemática da descontinuidade geográfica, sendo esse mais um dos ganhos para a província.
O navio tem uma capacidade para 10 viaturas a bordo, 9 contentores de vinte pés, seis contentores de 40 pés e 60 passageiros a bordo.
Para Paulo Francisco, a população de Cabinda pode esperar, com a entrada em efectivo funcionamento do Ferry-boat, um grande alívio em termos de transporte de carga e viaturas, o que vai facilitar ainda mais a mobilidade de meios e pessoas para outros pontos do país.
A construção do Cais, Quebra-mar e do pontão flutuante marcou uma nova era para o Porto de Cabinda, onde ficam ultrapassados todas as questões ligadas com as calemas, assoreamento da bacia, permitindo mais fluidez a navegabilidade e atracagem dos navios de grande porte, de transporte de cargas e passageiros Ferry-boat e Catamarãs, devolvendo mais segurança nas operações do Porto de Cabinda.ING/PL/AC