Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

BNA revê inflação em alta na ordem dos 19,5% até final de 2021

     Economia              
  • Luanda • Sábado, 29 Maio de 2021 | 09h27
Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano
Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano
Pedro Parente

Luanda - O valor da taxa de inflação foi revisto em alta na ordem dos 19,5% contra os 18,7%, inicialmente previsto até ao final de 2021, de acordo com previsões do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA).

Estes indicadores têm em conta o choque de oferta registados nos quatro primeiros meses deste ano, o que vai obrigar um período de observação a curto prazo, para que se venham a tomar outras medidas, caso o rumo seja crescente.

“Fizemos uma revisão em alta da inflação por força dos desenvolvimentos até agora registados. Os primeiros quatro meses do ano dão esta indicação e continuamos com o período de observação”, disse, em conferência de imprensa, o governador do BNA, José de Lima Massano, no final da Reunião do Comité de Política Monetária (CPM).

De acordo com o governador do BNA, pretende-se fechar o primeiro semestre deste ano com o contínuo exercício e ver se justifica uma operação a nível das taxas de referência de juros.

Até agora, impactaram nos níveis de inflação a classe de bens alimentares e bebidas não alcoólicas no Índice do Preço do Consumidor (IPC), influenciados por factores como a estiagem prolongada, a cerca sanitária imposta na província de Luanda devido à Covid-19 e o volume reduzido nas importações que ocorreram nos quatro primeiros meses do ano.

Face ao cenário, há intenções de importações para a compensar o défice que ainda existe na produção interna, para os meses que se seguem, que vai permitir fazer um compasso de espera antes do BNA ponderar uma decisão, como um possível aumento da taxa básica.

“Estamos num momento de verdadeira execução com o quadro pandémico e com o tecido empresarial com muitos desafios”, observou, sublinhando a razão pela qual o CPM ter optado por um período de observação, até Junho, para reavaliar e tormar uma decisão diferente.

Na ocasião, o responsável assegurou que o Banco Central vai continuar a fazer o seu exercício, como a missão presente da estabilidade do preço na economia.

O governador lembrou que Angola já vinha registando um cenário de redução da inflação, até 2019. Em 2020, observou-se um aumento, tendência que se assiste também em 2021, tendo em conta as semelhanças dos elementos influenciadores.

A próxima reunião ordinária do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola realizar-se-á no dia 29 de Julho de 2021.





Notícias de Interesse

Angola regista crescimento na ordem de 4,3%

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 21h09

Embaixador no Egipto fala das conquistas da Independência

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 21h04

Feira expõe potencialidades agrícolas da Lunda-Sul

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h43

Vice-Presidente desenvolve intensa agenda em Baku

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h35

EUA felicitam Angola pelo aniversário da Independência

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h14

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+