APIMA-Angola promove cadastramento de agentes imobiliários no país

     Economia              
  • Luanda • Sábado, 07 Setembro de 2024 | 17h51

Luanda – O cadastramento oficial de todos os agentes do sector imobiliário iniciou, na última sexta-feira, numa iniciativa da Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola (APIMA-Angola).

A acção tem como objectivo fazer uma integração dos agentes imobiliários em todo o país, com a finalidade de cadastrar todos aqueles que fazem negócio neste sector, assim como os angariadores, intermediários, players do mercado, entre outros.

Falando à imprensa no final do lançamento do programa do cadastro nacional, o presidente do Conselho de Administração da APIMA, Massada Culembala, ressaltou que depois de seis meses vão fazer um balanço desta fase, no intuito de saberem quantos são os que exercem essa actividade no país.

O responsável disse que dados provisórios apontam para existência de sete mil agentes que operam neste sector, mais ainda de carácter informal.

Após o cadastramento, explicou, deverão ser submetidos a um processo de formação.

Defendeu que a iniciativa facilitará o Estado em manter comunicação com os actores imobiliários, para poder reunificar os preços, módulos e regulamento de arrendamento.

Salientou que após o período de cadastramento nacional, aqueles que continuarem a trabalhar na informalidade poderão ser responsabilizados legalmente com prisão.

Garantiu que o Estado está a responder satisfatoriamente a correspondência da APIMA, pelo que acredita que, a breve trecho, haverá mudanças quanto à forma de actuação.

Referiu que a Lei que actualmente regula o sector aborda apenas sobre a mediação, sendo que dentro desta profissão imobiliária existem outras 12, que devem ser registadas dentro do qualificador nacional. SJ/OHA





Notícias de Interesse

PR regressa ao país

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 17h09

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h46

+