Soyo - O fomento do turismo interno foi um dos temas abordados esta quinta-feira, na cidade do Soyo, província do Zaire, durante uma formação dirigida a agentes do sector oriundos de cinco dos seis municípios da região.
A acção formativa enquadra-se nas celebrações do Dia Mundial do Turismo, a assinalar-se sexta-feira, 27 de Setembro, e foi promovida pelo gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.
Em declarações à imprensa, a directora deste sector, Nzuzi Makiesse, disse ser fundamental o fomento do turismo interno, que para além de gerar renda ajuda a conhecer melhor a província e o país, assim como valorizar o que é nacional.
Explicou que a formação abordou questões gerais sobre a hotelaria e o turismo, visando actualizar a legislação vigente na matéria e encorajar os agentes a prosseguirem com a sua acção, neste domínio.
“Nós vamos dando conta da construção de hotéis, hospedarias e similares, na região, mas sem o respeito dos procedimentos previstos na legislação sobre a matéria que garantem a prestação de serviços de qualidade, daí a nossa preocupação em capacitar os agentes envolvidos no sector”, explicou.
Disse haver empreendedores no ramo que exercem a actividade com alvarás já expirados, pelo que considera a formação como forma de incentivá-los a actualizar os seus documentos e os procedimentos a observar para o efeito.
Falou sobre a insuficiência de unidades hoteleiras a nível do Zaire, com mais ênfase para a capital da província, Mbanza Kongo, para quem o número de visitantes que escalam essa cidade Património Cultural da Humanidade aumentou significativamente nos últimos meses.
Para o efeito, convidou a classe empresarial nacional e estrangeira a investir no ramo da hotelaria na província.
Dados do sector indicam que o Zaire detém, actualmente, 79 unidades hoteleiras e similares, das quais nove hotéis, um aparthotel, 14 pensões, 27 hospedarias, dois aldeamentos turísticos e um número de 660 trabalhadores que prestam serviço. PMV/JL