Malanje - A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol trabalhou, esta quarta-feira, lançamentos exteriores, durante a primeira sessão de treinos do dia, de preparação para as qualificativas ao Campeonato do Mundo de 2023.
A par disso, foram igualmente realizados exercícios de peso em ginásio, segundo deu a conhecer à ANGOP, o técnico principal do conjunto nacional, Pep Clarós.
O treinador disse haver entrosamento entre os atletas, pelo que antevê bons resultados.
Lamentou a ausência de Gilson Bango nos treinos de hoje, por lesão, considerando ser um jogador fundamental para as competições, embora hajam outros com as mesmas qualidades.
“Vamos esperar que ele venha a recuperar da lesão para poder integrar a equipa”, frisou, acrescentando que a humildade é o lema do conjunto, por forma a atingir o objectivo de qualificação.
Para esta noite, está prevista a segunda sessão de treinos, com destaque para o aprimoramento da defesa, ataque, contra-ataque, táctica individual, entre outros aspectos.
A selecção iniciou segunda-feira o seu estágio pré-competitivo de 12 dias, para os jogos da segunda janela de qualificação ao mundial, a decorrer de 27 de Junho a 5 de Julho de 2023, em Abidjan (Côte d´Ivoire).
A pré-selecção integra os atletas Anatoli Leandro, Gerson Domingos, João Oliveira, José Nseka, Kenneth Manuel, Hélder Neto, Benvindo Quimbamba, Leonel Paulo, Glofate Buiamba, Egídio Ventura, Jerónimo Luís, Sebastião Quicuame, Geovani Kibinga, Childe Dundão, Wilson Ambrósio, Aloísio Andrade, Gerson Lukeny, Dimitri Maconda e Aboubakar Gakou.
Consta também da lista dos pré-convocados Sadraque Nganga, António Monteiro, Paulinho Bala, Eduardo Francisco, Gilson Bango,Teotónio Dó e Jorge Filipe.