Caxito – O candidato à presidência da Federação Angolana de Futebol (FAF) pela lista A, Norberto de Castro, reafirmou esta quinta-feira, em Caxito, a intenção de premiar o vencedor do Campeonato Nacional (Girabola) com 100 milhões de Kwanzas, contrariamente aos actuais 25 milhões de Kz atribuídos pela FAF.
O dirigente desportivo apresentou as suas linhas de força à massa votante do Bengo (clubes e Associação Provincial de Futebol), no âmbito da campanha eleitoral e prometeu, caso vença as eleições, atribuir ao campeão do Zonal de Apuramento o valor de 25 milhões de Kwanzas.
Propõe para o vencedor do Campeonato Nacional de futebol feminino 30 milhões, o de Futsal 15 milhões, o de futebol de Praia 10 milhões, enquanto o vencedor da Taça de Angola, 30 milhões de Kwanzas.
Norberto de Castro argumentou que os recursos financeiros que poderão ajudar a mitigar as dificuldades dos clubes e obter algum encaixe financeiro existem dentro da FAF, assim como poderão recorrer a patrocínios.
“O nosso programa é exequível. O futebol precisa ser reorganizado e melhorado em quase todos os aspectos para o desenvolvimento da modalidade”, sublinhou.
Prometeu ainda apostar na formação infanto-juvenil de forma a potenciar as selecções nacionais e ajudar na recuperação das infra-estruturas para massificação da modalidade nas comunidades.
Pretende construir três centros de treinamento nas províncias do Zaire, Huíla e Lunda Sul e um Centro de Alto Rendimento que será implantado próximo ao Rio Kwanza, entre as localidades do Calumbo, Bom Jesus ou Catete (Luanda) para incentivar a prática de futebol.
A criação e implementação de competições entre selecções provinciais em diversos escalões, desde os sub-13, para descoberta de talentos constam entre as pretensões do candidato.
Norberto de Castro apontou como prioridade a formação e capacitação de treinadores, árbitros, dirigentes desportivos, atletas e reforçar a parceria com os filiados para a realização de vários actos de acções formativas.
A criação de um conselho de auscultação que vai congregar os ex-presidentes da FAF e outras figuras de destaque consta ainda do programa do candidato.
Anunciou, igualmente, como objectivo a revitalização da modalidade nas comunidades, assente em bases sólidas como a formação de qualidade para conquistar África e marcar presença com regularidade em competições da CAF e FIFA em todas categorias.
O pleito eleitoral na FAF está previsto para o dia 30 deste mês, em Luanda.
Concorrem à presidência da organização três candidatos, nomeadamente, Norberto de Castro, pela lista A, Alves Simões (B) e Artur de Aleida e Silva (C). FS/CJ/PA