Luanda - Doze atletas representam de 8 a 12 deste mês o Interclube na Taça de Clubes campeões africanos de basquetebol sénior feminino, a disputar-se na cidade moçambicana de Maputo.
A viagem para o palco da competição acontece esta terça-feira.
Trata-se das basquetebolistas Italee Lucas, Cácia António, Eduarda Gabriel, Nadir Manuel, Edvânia Pascoal, Ana Agostinho, Jessica Malagi, Luísa Tomás, Alexis Tolefree, Sherise Williams, Cristina Matiquite e Rosa Gala, as duas últimas repescadas por empréstimo do 1.º de Agosto.
De acordo com o vice-presidente para o basquetebol, Edson Quixito, que falava à imprensa, esta segunda-feira, o grupo melhorou nas posições essenciais e está preparado para resgatar o título, perdido em 2017 para o 1.º de Agosto.
Explicou que será uma prova difícil, na medida em que as principais adversárias como Ferroviário de Maputo, Costa do Sol (ambas anfitriãs) e Alexandria do Egipto tudo farão para complicar o objectivo da equipa angolana de conquistar ceptro.
O Interclube é orientado tecnicamente pelo espanhol Julián Martínez, substituto do angolano Carlos Diniz, que se auto afastou por razões de saúde.
A equipa da polícia é a campeã das edições de 2010, 2011, 2013, 2014 e 2016, sendo a mais titulada da competição.
No total, Angola acumula nove troféus desta prova, incluindo os três do 1.º de Agosto, ausente por questões internas, obtidos em 2006, 2015 e 2017.
A formação do Ferroviário de Maputo é a campeão em título, em prova disputada em 2019.