Benguela - O candidato da lista A, às eleições na Federação Angolana de Futebol (FAF) para o período 2024/2028, Norberto de Castro, prometeu, na noite de sábado, trabalhar para a recuperação das infra-estruturas.
Norberto de Castro, que falava ao eleitorado de Benguela, disse que vai trabalhar com clubes e administrações que tutelam recintos desportivos, por forma a prestar assessoria na melhoria dos campos e estádios, em especial a sua relva e áreas de apoio aos profissionais.
Deu a conhecer que irá construir, durante o seu mandato, três centros de treinamento, sendo um na Zona A, na vila do Soyo (Zaire), outro na B, Lubango (Huíla), e a C em Saurimo (Lunda-Sul).
Explicou que os três centros serão equipados com compartimentos ou recintos que servirão de uso para os alunos/atletas e também para rentabilizar em caso de necessidade de outras instituições ou clubes desportivos, desde que não colidam com o seu objecto social.
Implementar competições entre selecções provinciais nos diversos escalões, desde os sub-13, sendo o ponto de partida para correção e redução da falsificação de idade e identidade, com o apoio dos encarregados e das escolas, e o início da captação e lapidação de talentos, é outro projecto de Norberto de Castro.
No capítulo de formação, o candidato disse que vai criar bases e parcerias fortes e efectivas com escolas, academias e clubes potencialmente formadores.
Essas parcerias vão permitir traçar novas formas de competições através das APF's e evoluindo para o interprovinciais, com a criação das devidas comissões técnicas.
O programa tem como objectivo revitalizar o futebol nas comunidades, com a criação de bases sólidas, formação de qualidade, para conquistar África e marcar presença com regularidade em competições da CAF e FIFA em todas categorias.
As eleições na FAF acontecem no próximo dia 30, em Luanda.
A província de Benguela conta com 29 clubes votantes, além da Associação local (APF).
Depois de Benguela, o candidato da lista A e sua equipa trabalham na província do Huambo. CRB